1.Seguir uma dieta de CG reduzida e tomar suplemento de crómio
O estado de ansiedade está associado a níveis elevados das hormonas do stress adrenalina e cortisol. A queda repentina da glicemia (muitas vezes consequência dos picos de açucar no sangue) promove a libertação de hormonas suprarrenais. Estimulantes como a cafeína e a nicotina causam a mesma reação.
O primeiro passo para reduzir a ansiedade é equilibrar a sua insulina com uma dieta de carbohidratos reduzida que contenha carbohidratos de libertação lenta ingeridos com proteína e evitar, o consumo de álcool.
O crómio ajuda a regular a glicemia ao tornar-nos mais sensíveis à insulina. Experimente um suplemento de 200mcg de crómio duas vezes por dia, com o pequeno-almoço e o almoço.
ATENÇÃO: Os diabéticos precisam de aconselhamento personalizado.
É particularmente eficaz naqueles sintomas de depressão associados a desejos de açucar e que se sentem cansados e hipersensíveis.
2. Deixar os Estimulantes e reduzir o Álcool.
Se é propenso à ansiedade e está a sentir-se stressado, o pior que pode fazer é consumir muita cafeína. As maiores quantidades encontram-se no café e nas bebidas energéticas com alto teor de cafeína. Também existem no chá, mas este é mais calmante em virtude da presença de um aminoácido chamado teanina.
A nicotina é outro estimulante, pelo que deixar de fumar é essencial para reduzir os níveis de ansiedade, mesmo que tenha ficado viciado porque o cigarro o ajudou a acalmar.
3.Tomar Suplementos de GABA (Ácido Gama-Aminobutírico) e taurina
Este é o principal neurotransmissor inibidor ou calmante no cérebro. Não só desliga as hormonas do stress, como também ajuda a promover a serotonina, afetando assim o seu humor.
Se necessário tome um suplemento de 500-1000mg de GABA uma a duas vezes/dia como um relaxante natural altamente eficaz. No entanto, embora não sejam viciantes, tal não significa que não existam efeitos secundários quando tomado em grandes quantidades. Até 2g/dia não se conhecem desvantagens.
ATENÇÃO: Não consumir se estiver a tomar ansiolíticos, relaxantes químicos ou antidepressivos
A Taurina encontra-se bastante concentrada em alimentos animais, como o peixe, ovos e carne. Experimente tomar 500-1000mg de taurina duas vezes/dia.
4.Consumir plantas relaxantes -valeriana, lúpulo e passiflora
A combinação destas plantas é particularmente eficaz para aliviar a ansiedade e podem realmente ajudar a quebrar o padrão de uma reação stressada aos desafios da vida.
5.Aumentar o magnésio
O magnésio é outro nutriente importante para nos ajudar a relaxar. Este não só relaxa a mente como também os músculos.
É comum os níveis deste mineral estar diminuído em pessoas ansiosas. Tem de tomar 500mg de magnésio/dia. As sementes e as oleaginosas são ricas em magnésio, assim como os vegetais e as frutas, mas especialmente os vegetais de folhas verde-escuras, como a alface frisada ou o espinafre.
O consumo diário destes alimentos deve fornecer 200mg, mais um suplemento de 300mg.
Se se sente particularmente ansioso e não consegue dormir, tome o seu magnésio à noite.
6.Praticar técnicas de redução de stress e caminhadas.
Existem técnicas de respiração e meditação para esse efeito. Hoje existem muitas técnicas que o podem ajudar.
A prática do Yoga é também uma excelente “ferramenta”.
As caminhadas são uma prática importante para a saúde em geral, mas também uma forma de “meditar ativamente”.
Os resultados são surpreendentes.
Aconselhe-se com Especialistas e não se auto-medique ou suplemente.
0 Comments