Sabia que mais de 80% da população sofre ou poderá vir a sofrer de dores lombares? E que as causas das dores são mais do que simples entorses ou alterações mecânicas?
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 80% da população tem ou terá em algum momento da vida a dor na região lombar (lombalgia).
Os sintomas e sinais de lombalgia vão desde ligeiros desconfortos, dores, sensação de “queimadura” podendo gerar incapacidade. Cada caso de lombalgia pode ser diferente do outro, com causas e diagnósticos totalmente diferentes. Podem ter origem num grupo muscular, na própria articulação da coluna, pode envolver a compressão dos nervos ou ser causada por alterações viscerais como, por exemplo, problemas associados ao intestino.
A anatomia humana demonstra que a nível da coluna vertebral existe uma grande diversidade de terminações nervosas que, por sua vez, se conectam com o resto do corpo-músculos, ossos, pele e vísceras (intestino, por exemplo). Portanto, se há algo errado com o intestino, esse desconforto é capas de se fazer sentir, através destas conexões, na coluna lombar. É pelo exposto que há situações em que as dores lombares podem ser sintoma de problemas intestinais.
Um Intestino Saudável é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo. No entanto, com vidas muito ocupadas e hábitos alimentares irregulares, muitos de nós tem dificuldades em manter o seu intestino saudável.
Os probióticos (suplementação com bactérias benéficas), demonstram efeitos muito bons na resolução de diversos problemas intestinais pois permitem a repovoação da flora intestinal normal e o correcto funcionamento do intestino.
O efeito mais surpreendente diz respeito à atuação que os probióticos demonstram em marcadores anti-inflamatórios de indivíduos com colite ulcerosa, psoríase e síndrome do colón irritável que são doenças com forte componente inflamatória.
No entanto, é determinante que na sua alimentação constem alimentos ricos em fibras e poucos hidratos de carbono simples como o presente em massas, pão, pizzas, bolachas, e alimentos processados.
Apesar dos benefícios apresentados não recomendo que se Auto-Suplemente. Cada situação merece uma avaliação cuidada e a escolha de um Probiótico ou outro suplemento adequado à situação.
As consultas de Saúde Integral permitem encontrar uma resposta eficaz e complementar em diversas patologias, diminuindo a toma de fármacos através da identificação da causa e não apenas dos sintomas da doença. O paciente é avaliado como “um todo” desde a infância à atualidade.
Na consulta são corrigidos os seus hábitos alimentares e adequados à doença em questão. Para melhorar todo o processo é realizado, em todas as consultas, o Exame VEI, uma ajuda preciosa para detectar problemas ainda desconhecidos.
Um bom diagnóstico permite tratar diretamente a origem e assim eliminar os sintomas com maior rapidez e eficácia.
0 Comments